É provável que você já tenha ouvido a especialidade, mas sabe o que é nutrição funcional?

Esse tipo de abordagem leva em conta fatores genéticos, ambientais e bioquímicos individuais para indicar os melhores alimentos ou estratégias de alimentação.

Para isso, observa o indivíduo como um todo, focando na qualidade de vida e no bem-estar físico e mental. Abaixo, vamos explicar mais sobre a especialidade. Boa leitura!

Entenda o que é nutricionista funcional

De forma dinâmica, a nutrição funcional foge das linhas tradicionais utilizadas para abordar e prevenir disfunções crônicas. O tratamento é feito de forma individualizada, focado nas necessidades de cada indivíduo.

Portanto, se você está em busca de um tratamento mais humanizado vale a pena entender o que é nutricionista funcional.

A nutrição funcional é uma especialidade que rastreia sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona com a carência ou excesso de nutrientes.

O grande diferencial da abordagem é que também é levado em consideração fatores não apenas físicos, mas também ambientais. Por exemplo: hábitos, rotina, tipo de trabalho e saúde mental.

Todas essas interações são analisadas na hora de indicar os alimentos. Dessa forma, é possível corrigir os desequilíbrios nutricionais que geram sobrecarga no sistema imunológico e desencadeiam processos alérgicos.

Com isso, a técnica é capaz de prevenir e tratar doenças crônicas, como obesidade, depressão, fibromialgia, síndrome do pânico, diabetes, entre outras.

No entanto, é importante ressaltar que a técnica não é focada apenas no tratamento de doenças já existentes. Na realidade, é capaz de ajudar na melhora da qualidade de vida e saúde como um todo.

Conheça as características da nutrição funcional

Para entender melhor o que é nutrição funcional, vamos apresentar os cinco pontos que a determinam. Elas representam as diretrizes que norteiam as decisões dos profissionais. Veja só!

Tratamento focado no paciente

Diferentemente das abordagens mais tradicionais, a nutrição funcional é focada na qualidade de vida do paciente como um todo, melhorando, consequentemente, a saúde.

Individualidade bioquímica

Na nutrição funcional, cada paciente é avaliado de forma única e leva em consideração interações exclusivas entre a genética e o ambiente. Ou seja, além dos genes, também são analisados o estilo de vida e em qual contexto ele vive para indicar alimentos que promovam mais saúde.

Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes

Pensando na individualidade de cada paciente, é importante que os nutrientes sejam ofertados de forma equilibrada. Para isso, é levado em consideração quais são melhor absorvidos e aproveitados pelo organismo do indivíduo.

Interrelações com fatores fisiológicos

Na nutrição funcional o corpo humano é entendido como uma rede interligada de sistemas. Ou seja, tudo está interligado e, por isso, um problema em determinada parte do corpo pode afetar todo o resto.

Além disso, entende-se que tudo o que foge do funcionamento normal do corpo merece atenção. Dessa forma, a abordagem trata a causa dos problemas e não apenas os seus sintomas.

Saúde como vitalidade positiva

A nutrição funcional busca garantir um bem-estar físico, mental e socia, e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades.

Em outras palavras, é muito mais do que não ter nenhum problema específico, mas se sentir bem físico e mentalmente. Portanto, é essa qualidade de vida que a nutrição funcional busca oferecer ao paciente.

Entendeu o que é nutrição funcional? Por ter uma visão global de cada indivíduo, a área vem ganhando cada vez mais destaque e atraindo cada vez mais pacientes.