O endocrinologista, como o nome sugere, é o médico responsável por avaliar todo o sistema endócrino. Por isso, hoje vamos explicar quando buscar esse especialista e onde encontrar um endocrinologista em Jundiaí.
Esse sistema do corpo está relacionado com a produção de hormônios importantes para diversas funções no organismo. Logo, pode ser interessante consultar o especialista quando surgem sinais de alteração na produção hormônios.
A seguir, vamos explicar um pouco mais sobre os principais sintomas e tratamentos. Boa leitura!
Saiba onde encontrar um endocrinologista em Jundiaí
Como falamos anteriormente, a especialidade do médico é tratar os hormônios do nosso organismo. Sendo assim, o médico pode auxiliar em casos como dificuldade para perder ou ganhar peso, distúrbios da puberdade e distúrbios menstruais, por exemplo.
Isso porque, geralmente, essas condições estão relacionadas a alterações na tireoide, diabetes ou obesidade.
Sendo assim, é recomendado consultar o especialista quando perceber sintomas, como:
- Cansaço excessivo
- Alterações no ciclo menstrual
- Atraso na puberdade ou puberdade precoce
- Aumento da tireoide
- Excesso de pelo nas mulheres
- Sintomas e sinais de andropausa ou menopausa
- Crescimento de mamas nos meninos
- Presença de sintomas relacionados a diabetes como sede excessiva e aumento da vontade de urinar, por exemplo.
Além das situações acima, outros sinais que podem indicar alteração hormonal são desenvolvimento sexual irregular e distúrbios de sono.
Nesses casos, pode ser interessante saber onde encontrar um endocrinologista em Jundiaí. Dessa forma, o especialista irá avaliar o estado geral de saúde e indicar a realização de exames de sangue para verificar os níveis de determinados hormônios.
Quais doenças tratadas pelo endocrinologista
Como o organismo produz diversos hormônios, a área de atuação do especialista é bastante ampla. Sendo assim, vamos explicar as principais doenças tratadas pelo endocrinologista.
Distúrbios da tireoide
O paciente pode apresentar casos de hipotireoidismo, hipertireoidismo, bócio e tireoidite de Hashimoto, por exemplo. Nesses casos, pode ocorrer a produção aumentada ou diminuída dos hormônios TSH, T3 e T4, de acordo com a alteração da glândula da tireoide.
Diabetes
Nesse caso, é feita a dosagem da glicemia em jejum e outros exames para confirmar o diagnóstico. Após a avaliação dos exames, o especialista pode indicar o tratamento mais adequado.
Obesidade
A obesidade, na maioria das vezes, pode estar relacionada a alterações nos hormônios tireoidianos. Além disso, pode ser comum que o paciente apresente diabetes.
Se esse for o seu caso, é importante saber onde encontrar um endocrinologista em Jundiaí.
Hirsutismo
Esse quadro é comum em mulheres e está relacionado ao aumento da concentração de testosterona ou diminuição da produção de estrogênio no sangue.
Como consequência, pode ocorrer o aparecimento de pelos em locais em que normalmente não há, como peito, rosto e barriga, por exemplo.
Alterações de crescimento
O endocrinologista também é responsável por avaliar e tratar casos de nanismo e gigantismo. Isso porque essas condições estão relacionadas com os níveis do hormônio GH no organismo.
Síndrome do ovário policístico
Essa condição é caracterizada pela alteração nos níveis de hormônios femininos no sangue. Como consequência, pode favorecer a formação de cistos nos ovários, o que pode resultar em alteração no ciclo menstrual e dificuldade para engravidar.
Então, caso você apresente algum desses sintomas, é importante saber onde encontrar um endocrinologista em Jundiaí. Em nossa clínica, você encontra profissionais experientes para cuidar da sua saúde com total conforto e segurança. Agende a sua consulta!