A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico realizado com o objetivo de remover o excesso de gordura e de pele do abdômen. Por ser cada vez mais procurada pelos pacientes, hoje vamos explicar o que é e onde fazer a abdominoplastia em Jundiaí. Boa leitura!

O que é a abdominoplastia?

Como falamos acima, a abdominoplastia consiste na remoção do excesso de pele e gordura da região do abdômen. Dessa forma, diminui a flacidez na região, deixando a barriga mais lisa e dura.

O procedimento também diminui as estrias e cicatrizes presentes no local. Feita tanto em homens quanto em mulheres, a cirurgia é indicada principalmente para quem perdeu muito peso.

Também pode ser indicada para mulheres que ficaram com a região flácida após a gravidez.

Devido aos benefícios oferecidos ao paciente, o procedimento é cada vez mais procurado pelos pacientes. Por isso, é importante saber onde fazer abdominoplastia em Jundiaí.

A abdominoplastia é feita com anestesia peridural e pode levar de 2 a 4 horas. Assim que a anestesia surte efeito, o médico faz um corte entre a linha dos pelos pubianos e o umbigo.

Dependendo da quantidade de gordura e pele que será removida, o médico pode fazer um corte ao redor do umbigo. Em seguida, é realizado o fechamento dos cortes por meio do uso de sutura, adesivos de pele ou fitas.

Como é a recuperação?

Após a realização da abdominoplastia, o paciente pode ficar de 2 a 4 dias internado para reduzir o risco de complicações. Na semana seguinte, é normal que o paciente sinta dores abdominais e a região pode ficar escura e inchada.

À medida que a cicatrização acontece, esses sintomas são solucionados. No entanto se após uma semana os sintomas persistirem, é importante voltar ao médico para que seja feita uma avaliação do quadro.

A recuperação pode demorar até 2 meses. Durante esse período é fundamental adotar cuidados, principalmente com a postura, além de evitar esforços. O médico também recomendará o uso da faixa abdominal neste período de recuperação.

Além disso, para evitar o acúmulo de líquidos no abdômen, o paciente pode ficar com drenos por um período.

Pode haver complicações?

Embora seja um procedimento seguro, existem alguns riscos ao realizar a abdominoplastia. Por isso, é muito importante saber onde fazer abdominoplastia em Jundiaí.

Afinal, profissionais experientes e um ambiente preparado para o procedimento fazem toda a diferença. Para evitar qualquer complicação, é fundamental realizar exames pré-operatórios e o internamento após a cirurgia.

A complicação mais comum é chamada de seroma, que é o acúmulo de líquido abaixo da pele. Porém, o paciente também pode apresentar hematomas, necrose do tecido, assimetria da cicatriz e do tecido, insuficiência respiratória e tromboembolismo.

Antes da realização do procedimento, é importante realizar uma avaliação pré-operatória para que seja verificado se existe algum risco.

Para isso, o cirurgião indica exames de sangue, avaliação física e dos fatores de risco, como tabagismo, obesidade e idade avançada, por exemplo.

Caso o médico verifique que não há riscos, algumas recomendações serão indicadas para a realização do procedimento.

Dentre elas, não beber, fumar ou tomar medicamentos que possam aumentar o risco de sangramentos, como anti-inflamatórios ou aspirina.

Quer saber mais sobre a abdominoplastia em Jundiaí? Entre em contato e agende uma avaliação.