A busca por hábitos saudáveis cresce cada vez mais entre os brasileiros. Nesse sentido, um nutrólogo em Jundiaí pode ajudar a equilibrar a alimentação, nutrição e bem-estar.
Por isso, hoje vamos explicar o que faz esse especialista e quando você deve procurá-lo. Boa leitura!
O que faz um nutrólogo em Jundiaí?
A rotina constantemente agitada faz com que muitas pessoas não tenham atenção a fatores como alimentação e nutrição. Então, para encontrar o equilíbrio e evitar o surgimento de sintomas e doenças, é importante buscar um nutrólogo em Jundiaí.
Mas, afinal, o que faz esse profissional? Para entender melhor como funciona essa especialidade, continue a leitura!
Um nutrólogo é o profissional responsável por investigar clinicamente os hábitos alimentares de seus pacientes. O objetivo é pesquisar o impacto dos nutrientes no organismo e diagnosticar e tratar as principais doenças decorrentes da alimentação.
Assim, poderá identificar carências de nutrientes, que podem ser responsáveis por manifestações e complicações de saúde.
Cada análise é feita de forma individual e o tratamento é personalizado para repor as necessidades de cada paciente. Dessa forma, o profissional poderá oferecer a condução mais adequada de tratamento para diversas condições, como:
- Otimização metabólica
- Correção nutricional
- Emagrecimento
- Melhora da performance física
- Reposição vitamínica
- Saúde gastrointestinal
- Alergias e intolerâncias alimentares
- Desequilíbrios hormonais
- Doenças autoimunes
- Análise de risco para doenças vasculares
Como é feita a consulta?
A consulta com um nutrólogo pode fornecer respostas importantes para o paciente. Além de prevenir doenças, o paciente pode se conhecer melhor e, assim, garantir mais disposição para corrigir a sua alimentação.
O especialista é capaz de repor os nutrientes na medida e dosagem certas para cada paciente. Dessa forma, proporciona mais saúde e qualidade de vida, além do equilíbrio físico e mental.
Para fazer o diagnóstico, o profissional solicita alguns exames, como teste de mineralogia, para avaliar as deficiências ou excesso de minerais.
Na primeira consulta, o nutrólogo em Jundiaí ouve as queixas e esclarece todas as dúvidas do paciente. As reclamações mais frequentes são sobrepeso, constipação, insônia, saúde capilar, indisposição, falta de libido, entre outros.
Após entender as dificuldades expostas, o nutrólogo fará uma série de perguntas para entender a origem dos sintomas. Afinal, é preciso conhecer a rotina do paciente para entender a necessidade calórica diária.
Em seguida, o profissional fará questionamentos quanto a alimentação, incluindo o que ele come em cada refeição ao longo do dia.
Nessa primeira conversa já é possível perceber os primeiros desequilíbrios. A partir daí, o médico pode sugerir pequenas modificações ou começar a tratar um plano de redução alimentar adequado às necessidades do paciente.
O especialista também realiza exame de bioimpedância, a fim de avaliar taxas metabólica basal, relação cintura/quadril, IMC, percentagem de gordura, entre outas questões.
Por fim, o nutrólogo pode solicitar exames laboratoriais específicos, como dosagem direta ou indireta de vitaminas e minerais, teste de tolerância à lactose, análise de funções hematopoiética, tireoideana, renal, hepática e outros.
Assim, é possível fazer um plano de reposição dos nutrientes deficientes e, por meio da alimentação, reequilibrar a saúde física e mental.
Entendeu como um nutrólogo em Jundiaí pode ajudar? Entre em contato com a nossa clínica e agende uma avalição.