É comum que algumas mulheres tenham dúvidas sobre quando agendar uma consulta com o ginecologista. Por isso, hoje vamos explicar o que faz esse profissional e onde encontrar ginecologista em Jundiaí. Boa leitura!

O que faz o ginecologista?

Geralmente certificados como ginecologista e obstetra, esse especialista é responsável por cuidar da saúde reprodutiva da mulher, além de parto e gestação, no caso do obstetra.

Sendo assim, avalia e cuida de todos os órgãos do sistema reprodutor, o que inclui o útero, ovários, trompas, vulva e vagina. O ginecologista também é responsável por examinar a saúde das mamas, fazendo exames preventivos contra o câncer de mama. 

Além disso, trata condições como cistos de ovários, endometriose, mioma uterino, candidíase, vaginose, infecções e doenças sexualmente transmissíveis.

Embora muitas pessoas não saibam, o acompanhamento com um ginecologista é recomendado a partir da primeira menstruação. Independentemente da idade, é importante realizar consultas regulares antes mesmo das relações sexuais.

Isso porque o especialista poderá indicar os métodos contraceptivos e explicar sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

Para completar o diagnóstico, o médico pode solicitar outros exames complementares, como o de sangue, por exemplo.

Outra função desempenhada pelo ginecologista obstetra é o acompanhamento gestacional. Ou seja, ele será o responsável por avaliar a saúde da mãe e do bebê durante a gestação, parto e pós-parto.

Quando procurar ginecologista em Jundiaí?

A consulta com o ginecologista em Jundiaí deve ser realizada uma vez ao ano. Assim, é possível avaliar a saúde da mulher e diagnosticar qualquer tipo de doença precocemente.

Porém, alguns sinais podem indicar a necessidade de antecipar a sua consulta. A seguir, listamos alguns deles.

Menstruação atrasada

Quando a menstruação está pelo menos dois meses atrasada, é importante agendar uma consulta com um ginecologista. Isso porque, além de gravidez, o atraso pode indicar outras condições, como ovário policístico, endometriose ou problemas no aparelho reprodutor.

A menstruação desregulada também pode estar relacionada ao mau funcionamento da tireoide. Por isso, é importante que o especialista faça uma avaliação para entender as causas.

Corrimento ou mau cheiro

Apresentar corrimento ou mau cheio forte são sinais de infecção vaginal. Em alguns casos, também podem aparecer sintomas como coceira e dor ao urinar.

Para fazer o diagnóstico correto, o ginecologista pode fazer um exame para analisar o útero também.

Na maioria dos casos, o tratamento é feito com uso de antibióticos, que podem ser usados com comprimidos ou pomadas.

Dor durante a relação sexual

Essa condição, na maioria das vezes, está relacionada com a falta de lubrificação ou diminuição da libido.

No entanto, também podem surgir quando a mulher apresenta vaginismo ou infecções. Por isso, é fundamental procurar um ginecologista para o diagnóstico e tratamento adequado.

Sangramento fora da menstruação

O sangramento pode surgir por inúmeros fatores, por exemplo, após realizar exames ginecológicos ou trocar o método anticoncepcional.

No entanto, também pode estar relacionado à presença de pólipos no útero ou indicar gravidez. Portanto, procure um ginecologista para que seja feita a avaliação correta do quadro.

Caroço ou descamação da mama

Se você realizou o autoexame e notou qualquer tipo de anormalidade nas suas mamas, agende a sua consulta com um ginecologista imediatamente. Além do nódulo palpável e descamação, atente-se ao aumento de volume das mamas, dores na região ou secreção mamilar.

Entendeu a importância desse profissional e por que agendar a sua consulta com um ginecologista em Jundiaí? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-la!