O cuidado com a saúde demanda a visita a diferentes especialidades médicas. A mastologia, por exemplo, é uma área de extrema importância para tratamento e diagnóstico de doenças relacionadas às glândulas mamárias.
A seguir, vamos explicar melhor sobre essa especialidade médica e indicar quando você deve procurar um mastologista em Jundiaí.
O que faz o mastologista?
A mastologia é a especialidade médica responsável por cuidar das glândulas mamárias. Logo, o mastologista faz o diagnóstico e trata sintomas, doenças ou alterações nas mamas, como dores, inchaços, infecções e, claro, o câncer.
Através de exames, ele irá promover e executar os meios terapêuticos – cirúrgico, reparador ou clínico, para o realizar o tratamento ou prevenção de doenças.
O profissional é muito procurado em casos de câncer de mama, mas também pode tratar outros quadros, como:
- Mastite: inflamação ou infecção da mama, comum durante a amamentação.
- Nódulos: formação de caroços, massa ou área endurecida nas mamas.
- Assimetrias: alteração de forma ou aparência das mamas.
- Ginecomastias: desenvolvimento das glândulas mamárias em homens.
Aliás, vale ressaltar que problemas nas mamas não são condições exclusivas de mulheres. Os homens também podem sofrer de doenças mamárias, ainda que os índices sejam menores.
Por isso, eles também devem fazer consultas e exames com o mastologista em Jundiaí, em caso de necessidade.
Quando procurar um mastologista?
Assim como ocorre com o ginecologista, o ideal é que toda mulher faça exames de rotina com o mastologista. Aliás, a recomendação é que esse cuidado seja intensificado após os 40 anos, como medida preventiva, especialmente com relação ao câncer de mama.
Em qualquer idade, consultas com o mastologista são necessárias para mulheres que identificam qualquer alteração, de qualquer tipo, no aspecto ou sensibilidade das mamas.
Na consulta, o médico irá conversar sobre o histórico de saúde do paciente, bem como sua situação clínica geral. Além disso, poderá solicitar diferentes exames para checar a saúde, sendo o principal a mamografia, que é a análise por imagem para identificação de nódulos nas mamas.
Outros exames conduzidos pelo mastologista é o ultrassom, que é realizado de forma localizada, e a ressonância magnética.
Em caso de suspeita de câncer de mama, o mastologista pode realizar a coleta do material genético para a realização da biópsia. Nesse caso, a amostra será encaminhada para exames laboratoriais que identificam a causa da alteração.
Caso o diagnóstico seja positivo, o especialista acompanhará todo o tratamento e a cirurgia para remoção do tumor, caso seja necessária.
O mastologista também oferece suporte ao cirurgião plástico em caso de reconstrução das mamas após a intervenção cirurgia.
Qual a diferença entre mastologista, ginecologista e oncologista?
É muito comum surgirem dúvidas sobre qual especialidade médica procurar, principalmente quando o assunto é câncer de mama. A seguir, vamos explicar cada um dos profissionais que causam essas dúvidas.
Ginecologista
É o médico responsável por cuidar da saúde do aparelho reprodutor da mulher, incluindo o acompanhamento durante a gravidez. Apesar disso, ele também tem como uma de suas responsabilidades o cuidado com as mamas.
Mastologista
Como explicamos ao longo do texto, o mastologista é responsável por cuidar das glândulas mamárias. Logo, deve ser procurado sempre que houver alterações ou sintomas na região.
Oncologista
O especialista é responsável pelo tratamento do câncer, doença que pode afetar qualquer parte do corpo. O papel do profissional é ter o controle da situação do paciente e da evolução da doença, buscando alternativas para promover o alívio dos sintomas e o tratamento da doença.
Conclusão
Agora que você já sabe o que faz e quando deve buscar ajuda profissional, agende a sua consulta com um mastologista em Jundiaí. Lembre-se que o acompanhamento preventivo é de extrema importância para o cuidado com a sua saúde.
Comments are closed.