A prática de atividades físicas e esportes exige um acompanhamento nutricional específico para atingir os objetivos desejados. Nesse sentido, um nutricionista esportivo de Jundiaí pode te ajudar a garantir excelentes resultados de forma saudável.

A seguir, vamos explicar um pouco mais sobre essa especialidade. Confira!

O que faz o nutricionista esportivo de Jundiaí?

Um nutricionista esportivo é responsável por fornecer uma orientação adequada para atletas e praticantes de atividades físicas.

Diferente do nutricionista clínico, que atende pacientes de forma geral, o nutricionista esportivo é focado em orientação de atletas de diferentes modalidades. Dessa forma, ajuda a garantir um melhor desempenho físico por meio de um tratamento nutricional personalizado.

Então, se você está querendo melhorar a sua performance física em esportes, buscar um nutricionista esportivo de Jundiaí pode ser uma boa opção. Afinal, o profissional pode atender atletas profissionais e amadores.

De modo geral, esse profissional fornece a orientação adequada sobre alimentação, exercícios físicos e o uso de vitaminas, minerais e suplementos. Todos os tópicos são combinados para que o atleta alcance os objetivos esperados de forma saudável.

Para isso, o profissional faz uma análise para entender a composição corporal adequada para cada tipo de modalidade. Com isso, indica as estratégias para melhora do desempenho, perda ou ganho de peso, ganho de massa muscular ou definição dos músculos.

O nutricionista esportivo também pode planejar uma dieta específica para o dia a dia e para o pré e pós-treino. Vale lembrar que é fundamental que o atleta também conte com um educador físico para ajustar o treino conforme a dieta.

Além disso, entre os aspectos considerados pelo nutricionista estão, por exemplo, a importância da hidratação e conhecimento dos nutrientes que o corpo necessita.

Por que buscar por um nutricionista esportivo?

Como falamos anteriormente, o nutricionista esportivo de Jundiaí é responsável por ajustar a dieta de atletas profissionais e amadores. Além disso, o profissional consegue atuar e ajudar em outros processos. Abaixo, vamos falar sobre eles!

Avaliação da composição corporal

Devido ao treinamento esportivo, nosso corpo pode apresentar modificações e adaptações em diferentes componentes, como músculos e gorduras. No entanto, muitas delas não são identificadas como os indicadores comuns, como IMC.

Por isso, o nutricionista esportivo pode contar com as habilidades necessárias para fazer uma avaliação da composição corporal. Assim, é possível conhecer a gordura corporal, a massa muscular e todos os indicadores que o atleta deve conhecer para manter a saúde em dia.

Organiza dietas para treinamento e competições

A alimentação equilibrada é de extrema importância para atletas que competem durante todo o processo de treinamento. Por isso, é importante que o nutricionista esportivo conheça o tipo de treinamento que o esportista está realizando, respeitando as condições e a rotina.

Com essas informações, é capaz de elaborar uma dieta específica para os dias de treinamento e outra para as competições. Assim, garante que o esportista receberá todos os nutrientes que necessita.

Cria planejamento de hidratação

Assim como a alimentação, a hidratação é fundamental para o rendimento durante os treinos e competições. Por isso, o especialista se encarrega de organizar os níveis ideais de hidratação, levando em conta as taxas e ritmo de cada um.

Uma vez que cada atleta tem um metabolismo diferenciado, o nutricionista esportivo irá avaliar a necessidade e definir a melhor hidratação para cada caso.

Inclui suplementação na dieta

Por fim, o nutricionista esportivo é responsável por incluir auxílios ergogênicos e nutricionais na dieta. Esses suplementos são recomendados para melhorar o desempenho do atleta, indo além da sua rotina de alimentação.

Entendeu o que faz e por que vale a pena buscar por um nutricionista esportivo de Jundiaí?