Alguns sinais relacionados ao aparelho urinário e à saúde sexual do homem podem indicar a necessidade de visitar um médico. Mas, onde encontrar um urologista em Jundiaí?

A seguir, vamos explicar o que faz esse profissional e quando você deve procurá-lo. Boa leitura!

O que faz o urologista?

Muitas pessoas acreditam que o urologista é o oposto de ginecologista. Porém, é importante saber que isso não é verdade, já que não é uma área da medicina que estuda exclusivamente o corpo masculino. Ou seja, as mulheres também podem se consultar com esse especialista.

Embora seja responsável por cuidar da parte reprodutora do homem, o urologista também trata do sistema urinário masculino e feminino. Logo, é responsável por tratar e diagnosticar as doenças nos rins, bexiga, uretra e ureteres.

O profissional também faz o diagnóstico de doenças relacionadas às adrenais e glândulas suprarrenais, responsável por produzir os hormônios cortisol e adrenalina.

Além disso, também é o responsável pelo sistema reprodutor masculino. Por isso também avalia e trata sintomas relacionados à próstata, vesículas seminais, ductos deferentes, epidídimos, testículos e pênis.

Sendo assim, o urologista trata quadros de impotência sexual, pedra nos rins, incontinência urinária, infertilidade, ejaculação precoce, dores durante a relação sexual, inflamações no trato urinário, entre outros.

Porém, vale ressaltar que, para os homens, a consulta não deve ser agendada somente quando surgirem sintomas. Na verdade, o ideal é visitar o médico pelo menos uma vez ao ano.

Já as mulheres devem ir ao urologista somente quando houver algum problema urinário, já que o acompanhamento do sistema reprodutor é feito pelo ginecologista.

Quando procurar um urologista em Jundiaí?

Embora seja recomendado visitar regularmente um urologista, alguns sintomas podem indicar a necessidade dessa consulta. A seguir, listamos 4 sinais que mostra que você precisa de uma avaliação com o médico.

Sintomas urinários

Alguns sinais que surgem no momento de urinar podem indicar a presença de infecção, inflamação, lesões ou até mesmo tumor. Dentre eles, podemos citar: incontinência urinária, presença de sangue na urina, aumento da frequência urinária ou diminuição do fluxo da urina, gotejamento e desconforto.

Dores em determinadas regiões

Algumas regiões do corpo podem indicar problemas no sistema reprodutor ou urinário. Por exemplo, dor na região lombar pode indicar problemas nos rins. Dores abdominais, no pênis e nos testículos também devem ser avaliadas por um urologista.

Desconforto ou problemas nas relações sexuais

O urologista deve ser procurado em casos de impotência sexual, diminuição da libido, ejaculação precoce, ausência de orgasmo ou sangue no esperma.

Dores e desconforto durante as relações sexuais também devem ser avaliados. Além disso, o paciente deve buscar o especialista quando apresenta qualquer sinal que possa indicar a presença de doenças sexualmente transmissíveis.

Nesses casos, os sintomas mais frequentes são bolhas, verrugas ou feridas na região, além de coceira, vermelhidão e queimação.

Idade

 O avanço da idade também é um indicativo de que precisa se consultar com um médico urologista. Isso porque todos os homens acima de 40 anos precisam realizar o exame da próstata e o PSA.

Mesmo não apresentando histórico familiar, é fundamental passar por uma avaliação com o médico para identificar qualquer anomalia. Afinal, o diagnóstico precoce pode aumentar consideravelmente as chances de cura. 

Entendeu o que faz essa especialidade médica e por que deve procurar um urologista em Jundiaí? Então, agende a sua consulta e mantenha a saúde sempre em dia.